Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil vai sediar Congresso da União Internacional dos Magistrados em 2013

    Por gestão da AMB, o encontro da União Internacional da Magistratura (UIM), entidade que reúne quase uma centena de Países, se reunirá em Belo Horizonte (MG), no início do segundo semestre de 2013, para o seu Congresso Anual, onde serão discutidos os problemas e o futuro do Poder Judiciário no mundo. Neste ano de 2012, o encontro ocorrerá em Washington, EUA, em novembro.

    A resposta à solicitação da AMB foi muito bem recebida com muito entusiasmo pela delegação brasileira, chefiada pelo Presidente Nelson Calandra, que fez intenso trabalho junto aos demais líderes internacionais da Magistratura, para que o Brasil pudesse sediar evento dessa grandeza, durante a 61ª Assembleia da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam). A Direção da UIM já comunicou a aprovação da realização do evento em ofício dirigido à AMB, apontando ainda os procedimentos necessários ao sucesso do Congresso.

    “A realização do encontro no Brasil representa o coroamento de uma política de integração e de coerência da Magistratura desenvolvida pela AMB em defesa da independência dos Juízes, onde quer que estejam, no Brasil ou no exterior. Representa também uma homenagem a uma das melhores Magistraturas do País, que é a mineira, exemplo de competência e probidade”, exaltou Nelson Calandra, que teve a iniciativa de apresentar a candidatura do Brasil para o evento.

    Para o Diretor de Relações Internacionais da AMB, Antonio Rulli Júnior, o encontro da UIM em 2013 representa o resultado de esforços de participação da AMB, em especial, do Presidente Calandra junto às Associações Internacionais da Flam, Associação dos Juízes da Europa, Associação dos Juízes Africanos. “São 22 anos de efetiva colaboração com os organismos internacionais que se intensificam no desenvolvimento de Judiciários e Juízes melhores para o mundo da pós-modernidade”, disse.

    O Secretário-geral da AMB, Nelson Missias de Morais, avaliou que a escolha de Minas confirma que a Magistratura mineira tem visibilidade e é respeitada em todo o País. "A vinda do Congresso internacional da UIM é uma demonstração clara de que a Magistratura mineira está preparada para discutir os grandes temas da Magistratura e do Judiciário brasileiros e do mundo".

    O Presidente da Amagis/MG, Bruno Terra Dias, cumprimentou a direção da AMB por ter conquistado, por meio de sua política internacional, um evento dessa magnitude. “Nos congratulamos também com os colegas que integram a direção da AMB, como Maria Luiza Santana, Doorgal Andrada, Tiago Pinto, Marcelo Piragibe e Nelson Missias, que é o Secretário-geral, e com a Magistratura mineira pela escolha do Estado para sediar um congresso dessa envergadura. As melhores tradições de um povo politizado como o mineiro é que podem justificar essa escolha e assim também o povo mineiro deve ser abraçado por essa conquista”, disse Bruno Terra.

    O Assessor da Presidência da AMB, Tiago Pinto, exaltou a decisão também e a vinculou à sintonia e prestígio que a Magistratura mineira tem junto à AMB e à Magistratura nacional. “Isso é resultado de um trabalho que começou há várias gestões e recolocou Minas no caminho da construção de uma Magistratura comprometida com um Judiciário e uma Justiça eficiente e mais cidadã. A AMB e Amagis estão de parabéns por mais essa conquista”, disse.

    Para o Vice-Presidente da Escola Nacional da Magistratura, Marcelo Piragibe, o evento dará muita visibilidade ao Judiciário do Brasil e de Minas Gerais. “Minas tem grande potencial para representar a Magistratura brasileira nesse evento internacional”, apontou. Calandra, Rulli e Piragibe participaram da 61ª Assembleia Geral da Flam, em Porto Rico, onde o Presidente da AMB ainda foi eleito, por unanimidade, Presidente da Comissão de Segurança da entidade internacional, por sua defesa inarredável da independência de julgar e da segurança de Juízes e de fóruns.

    Leia aqui o ofício da AMB

    A Associação de Magistrados Brasileiros – AMB vem, junto ao Secretariado da UIM, informar a sua vontade de organizar, no próximo ano de 2013, a reunião mundial dessa mesma União Internacional de Magistrados – UIM, com previsão de realização para o mês de setembro ou outubro, em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais.

    Solicito, deste modo, que seja formalizada a proposta, com envio dos documentos e informações indispensáveis à formalização dessa candidatura.

    Sem mais para o momento, renovamos protestos de estima e distinta consideração.

    Atenciosamente,

    Henrique Nelson Calandra

    • Publicações166
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-vai-sediar-congresso-da-uniao-internacional-dos-magistrados-em-2013/3117053

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)